terça-feira, 21 de setembro de 2010

Energia no Brasil

A energia movimenta as industrias e os meios de transportes ,tecnologia e a sociedade existente. Para a extração ou produção de energia,elas são obtidas de diversas fontes energéticas existentes usadas pelo homem e sua sociedade. O que move essa motriz energética é na grande maioria das vezes os combustíveis fosseis e nucleares,essas fontes de energia dominam este setor.
Mas no brasil ,a nossa matriz de energia é proveniente de usinas hidroelétricas e termoelétricas.O Brasil não é auto-suficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante que consome.O nosso pais é um dos poucos que possuem a capacidade de produzir diversas formas a energia consumida por suas industrias e sociedade.

A crise do petróleo de 1973 incentivou mudanças significativas no tipo de energia gerada no país. Em 1975, foi implantado o Proálcool com objetivo substituir parte da gasolina nos veículos de passageiros e como aditivo à gasolina. No entanto com a queda do preço do petróleo, na década de 1990, o projeto estava praticamente encerrado. No início deste século surgiu um Novo Proálcool com o objetivo de estimular a produção e o consumo do combustível.



A elevação do preço do barril do petróleo, a consciência sobre a necessidade de maior diversificação das fontes energéticas, a invenção do motor bicombustível foram os fatores que possibilitaram a reativação do projeto.

A homologação do Protocolo de Kioto, por sua vez, elevou a demanda de álcool no mercado internacional e as exportações brasileiras destinadas aos países europeus e ao Japão que têm metas de redução de gases estufa.
Outra perspectiva otimista é o biodiesel, fonte menos poluente e renovável de energia. O biodiesel já é um aditivo utilizado para motores de combustão, derivado do dendê, da soja, da palma, da mamona e de uma infinidade de vegetais oleaginosos.
A tropicalidade e a possibilidade de exploração da força dos ventos em diversos pontos do território complementam a pluralidade de alternativas existentes para o Brasil.

extraído do site:http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u62.jhtm

2 comentários:

  1. Observei o trabalho da equipe e gostei bastante, sinto que seus colegas ainda não o tenha visitado.
    Quanto a nota do grupo é 10,0 (dez), mas sugiro a criação de algumas enquetes e a publicação de trabalhos da turma.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Gostaria de acrescentar que o trabalho de paródia também já foi avaliado, além da construção da letra (ou modificação) foi levado em consideração o debate que se deu logo depois de sua apresentação à turma. Sendo assim a nota do grupo se deu da seguinte forma:
    Os alunos Allan e Kelle têm nota 8,0 (oito) e os demais 9,0 (nove).
    Muito bem, garotos e garotas!

    ResponderExcluir