Fontes de energia não-renováveis


fontes de energia não-renováveis são formas de energia extraídas de fontes que nos seres humanos não somos capazes de reciclar ou então de transformar em algo reutilizável para reiniciar o ciclo de reposição.Estas fontes não possuem reposição natural, pois estes elementos utilizados por nos seres humanos teve um longo processo de formação e de quase impossível reposição pelo o homem,mas não impossível pela natureza.   

Combustíveis Fósseis:

os combustíveis fósseis podem ser usados na forma sólida, líquida  ou gasosa.
exemplos de combustíveis fosseis:
  • Petróleo;
  • Carvão;
  • Gás natural;
combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão. Reconhecidamente, são usados como combustível, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

Origem dos combustíveis fosseis:

A teoria da origem do petróleo sugere que as substâncias oleaginosas extraídas da crosta terrestre como o petróleo teriam origem comum ao carvão mineral, já que o mesmo é encontrado soterrado, tendo sido gerados em função do efeito de fossilização de animais e plantas, provocado pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de material orgânico que por algum motivo não entrou na cadeia alimentar antes ou quando foi enterrado.

Importância econômica :

O preço dos combustíveis fósseis sobe em proporcionalidade inversa à sua quantidade disponível para venda, ou seja, quanto mais escasseiam, mais elevado é o seu preço.A economia mundial está tão dependente destas fontes energéticas.

Extração destas fontes energéticas:

Cada um dos combustíveis fósseis é extraído de diferente maneira. O carvão retira-se de minas profundas através da escavação.
As companhias petrolíferas extraem o petróleo escavando poços muito fundos. O petróleo é então bombeado e trazido para a superfície terrestre ,Normalmente são transportados  oleodutos ou em tanques e barcos próprios até chegar á maioria dos países do mundo o petróleo tem de ser transformado ou refinado em outros produtos antes de ser usado. 
Refinarias:
Nas refinarias o petróleo bruto é separado em vários produtos pelo aquecimento deste espesso combustível. Estes produtos são: a gasolina, o gasóleo, o combustível dos aviões, os óleos, etc. 
gás natural  :
O gás natural é mais leve que o ar, sendo constituído maioritariamente por metano. O metano é um composto químico simples constituído por átomos de carbono e hidrogênio. A sua fórmula química é o CH4. Este gás é altamente inflamável e encontra-se em reservatórios subterrâneos perto do petróleo. Desta forma é bombeado e transportado de forma semelhante á do petróleo.